sábado, 18 de junho de 2011

OLHARES

       "Eliminar a discriminação em todas as suas formas, como as baseadas em raça, cor, gênero, orientação sexual, religião, idioma e origem nacional, étnica ou social."    Carta da Terra

    
"Olhares" - Cristine Weck - 1999  (Técnica Mista)
 
"SE PUDERES OLHAR, VÊ.    SE PODES VER, REPARA.
 ('Ensaio sobre a Cegueira' de José Saramago)



          “Ver é reto, olhar é sinuoso. Ver é sintético, olhar é analítico. Ver é imediato, olhar é mediado. A imediaticidade do ver torna-o um evento objetivo. Vê-se um fantasma, mas não se olha um fantasma. Vemos televisão, enquanto olhamos uma paisagem, uma pintura”      (Márcia Tiburi)


OLHAR
                             Ferreira Gullar
O que eu vejo
me atravessa
como ao ar
a ave
o que eu vejo passa
através de mim
quase fica
atrás de mim
O que eu vejo
- a montanha por exemplo
banhada de sol -
me ocupa
e sou então apenas
essa rude pedra iluminada
ou quase
se não fora
saber que a vejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário