quinta-feira, 9 de junho de 2011

1 - Celebrando o Meio Ambiente e o Ano Internacional das Florestas com ARTE


Perceberam as diversas programações que estão acontecendo sobre o Meio Ambiente?  Pois é, tivemos o Dia Mundial do Meio Ambiente.
        Eu também quero celebrar, mas  a minha maneira, dividindo com vocês o que encontrar sobre o assunto, ilustrando com trabalhos meus.  Na verdade, eu venho celebrando há muito tempo, através da minha arte, não só celebrando, mas procurando mostrar a minha preocupação e quem sabe,  conscientizar, um pouquinho, para uma relação melhor com a Terra-Mãe - Natureza. Esse blog tem provado isso.

Tenho assistido alguns programas: entrevistas, propagandas (ótimas por sinal), chamando a nossa atenção para este assunto tão urgente,  o Meio Ambiente.  
Este ano estamos também celebrando o Ano Internacional das Florestas.

Leonardo Boff (teólogo e escritor)  NÃO diz MEIO AMBIENTE, mas AMBIENTE INTEIRO. Achei ótimo! Numa entrevista, ele falava da “guerra sistematizada a Terra” e que esquecemos que a atacando, estamos atacando a nós mesmos.
Nos lembra que a Terra é a nossa casa, não temos outra. Devemos senti-la como MÃE,  respeitá-la como tal..  Natureza a Grande Mâe – Gaia,  afinal somos seus filhos.

Devemos parar um pouco, alguns minutos e observá-la com carinho, sentir o vento, a brisa, o cheiro de chuva, perceber o movimento, o balançar dos galhos, as formas, cores e perfumes das flores, os diversos verdes das folhagens. Olhar com um olhar de artista.
Olhar para o céu.  Brincar com as nuvens, imaginar... Ouvir o canto dos pássaros. Viver de forma mais poética. A Natureza é arte pura.

Desenvolver a sensibilidade. RESGATAR é a palavra que Leonardo Boff utilizou. Sentir o outro como irmão – o outro não é só o ser humano, mas é a plantinha, a lagarta que irá transformar-se em borboleta, até aquele bichinho mais nojentinho, devemos respeitá-los, pois eles têm o direito a vida.
A existência de cada elemento, cada ser é importante para o equilíbrio da Terra.  Olha  ai o 1º princípio da Carta da Terra:

"I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DE VIDA
1. Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.
  1. Reconhecer que todos os seres são interdependentes e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos"
GAIA - Terra , a nossa Terra, é viva!

Leonardo Boff participou da elaboração da Carta da Terra.

Trabalho na Escola – Reaproveitando o "lixo" (2010).

7º Princípio da Carta da Terra.
"7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.
  1. Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos."
Ano passado (2010) fiz com um grupo de alunos do 6º e 7º anos, da E. M. Profª Danda Nunes, um painel para um evento que a escola participou. Trabalhamos COLAGEM E PINTURA. 
Utilizamos vários materiais que pegamos no lixo da escola, como papéis de bala, pauzinho picolé, saquinhos de gelinho, colherinhas de plástico, folhas secas, sementes, canudinhos de plástico, bolinhas de papel que eles adoram fazer e arremessar no lixo (isso é um problema), etc.
No dia do evento, o pai de uma aluna doou mudas de árvores para serem distribuídas as pessoas que passassem por lá. Foi bem legal!   
Painel
Trabalhar  reutilizando certos materiais, aproveitando o que seria lixo é gratificante, e o resultado pode ficar muito bonito.  


Deixando de consumir materiais novo, aproveitando o que já foi usado e que iria para o lixo, estamos economizando energia, recursos naturais, deixando de polir rios, terra  e ar.
Exemplo disso são as escultura feitas com os alunos dos 7ºanos, (2010) de materiais descartáveis como jornal, canudos de papel higiênico, potinhos de yogurte. E cola de farinha. Técnica Empapelamento e papel machê.

Aluno:  Ericlis

 Aluno: Andrei

 Aluno: Yago

Aluno: Luan
 Lindos!

Onde encontrar o texto da Carta da Terra:
http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário