quarta-feira, 27 de junho de 2012

METAPINTURA


META e PINTURA. Analisando cada palavra separadamente temos:
Meta como uma reflexão crítica de; metalinguagem” ou ainda, "Meta como através de, por meio de"[1], e Pintura como “a arte e a técnica de aplicar tinta sobre uma superfície plana, a fim de representar, de gerar uma representação figurativa e ou abstrata.”[2]
       
 A METAPINTURA uma forma de aprendizado. A experiência de “copiar”  uma determinada  pintura ou somente um detalhe.
Esta “cópia” se justifica como meio de investigação, um caminho para chegar ao conhecimento. 
  Uma reflexão sobre a pintura, sobre sua época, seu estilo, juntamente com a própria experiência de reproduzi-la (pintura de uma pintura).
 Um meio para se alcançar o entendimento da arte de determinado período histórico, aprendendo sobre o artista, sua  pintura, sua história.
 
Realizar a leitura de uma obra, (...) um estágio inicial para se apoderar de maneira prática dos paradigmas da pintura. A leitura não foi resumida apenas na realização de uma cópia, mas sim na realização de um desafio que impõe por si mesmo o pesquisador fazer, a conquista de um detalhe do desenho do artista, a descoberta da paleta de suas cores, discernindo a interatividade dos elementos visuais (linha, forma, volume, textura e cor) na composição do paradigma lido.
A metapintura como um percurso para assimilar o conhecimento sobre a arte de pintar,  (...)”
  “ (...) meio de aprender a pintar a partir  da leitura de obras, de pintores consagrados de diferentes épocas, num proceder  de “ o conhecer e o aprender em pintura” (OLIVEIRA, Darwin)


Pintura Ilusionista é quando vemos a intenção do artista em representar objetivamente as formas, figuras e o objeto, tal como são percebidas por um observador atento.(OLIVEIRA, Darwin)
Quando a pintura pretende ser a própria cena e não pintura.


O OBJETO deste estudo foi a pintura figurativa e ilusionista do séc. XVI ao XIX do séc. XVI ao XIX.

Metapintura 1



Metapintura 1 (Renascimento)



FICHA TÉCNICA
CRISTINE WECK PEREIRA
METAPINTURA de um detalhe da obra “BANHO DE DIANA”, pintada na técnica “óleo sobre madeira”,  no ano 1558 e 1560.
Dimensões:  136 x 196 cm, pintada pelo artista FRANÇOIS CLOUET.
Data: ABRIL/2012
136 × 196 cm      

"BANHO DE DIANA"

 Metapintura 2







  Metapintura  2 (Barroco)
Ficha Técnica
Cristine Weck Pereira
METAPINTURA de um detalhe da obra “O TRAPACEIRO”, pintada na técnica ÓLEO sobre TELA, no ano 1635, com dimensões  106 x 146 cm pelo artista GEORGES DE LA TOUR.
TÉCNICA: ÓLEO SOBRE PAPEL
DIMENSÕES:  297 mm  x  420 mm.
DATA: ABRIL/2012
"O TRAPACEIRO"
 
    Metapintura 3
Metapintura 3 (Neoclássico)
FICHA TÉCNICA
CRISTINE WECK PEREIRA
METAPINTURA de um detalhe da obra “APOTEOSE DE HOMERO”, pintada na técnica “óleo sobre tela”.
Tema:  Mitológico, no ano 1827.
Dimensões:  3,86m  x  5,12 m, pintada pelo artista Jean-Auguste Dominique Ingres.
Técnica: óleo sobre MDF
Dimensões: 1,22 m x 0,95m
Data: MAIO/2012


'APOTEOSE DE HOMERO"
"


[2] Segundo Ferreira (1975, p. 917 e 1089, citado por OLIVEIRA, Darwin. 2001, p.93)

Oliveira, Darwin Antônio Longo de. Metapintura: Conhecimento e Estudo da Pintura. Campo Grande, MS, 2002. 203 p.: Il; 30cm. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Série Paletas:  http://www.youtube.com/watch?v=amUahbqg9GE

Fotos pinturas:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:LeBaindeDianeClouet.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jean_Auguste_Dominique_Ingres,_Apotheosis_of_Homer,_1827.jpg
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2008/07/12/pintura-trapaceiro-com-as-de-ouros-de-la-tour-113651.

Nenhum comentário:

Postar um comentário