segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Oficina "Organizando o Caos" com Paulo Mendes Faria

Oficina "Organizando o Caos"  com Paulo Mendes Faria

O artista plástico (RJ) Paulo Mendes Faria esteve aqui em Campo Grande, MS,  para sua exposição. Ministrou uma oficina voltada para artistas plásticos em Mato Grosso do Sul. Foi bem interessante. A oficina aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, no Centro Cultural José Otávio Guizzo.  
Da oficina resultaram dois trabalhos que foram expostos junto com as obras do artista, na sua mostra "BRINCANDO DE VERDADE" inspirada no poema do Mario Quintana “As crianças não brincam de brincar, brincam de verdade”, na Galeria do Memorial da Cultura. 
Na oficina o artista partiu de alguns exercícios de criatividade: de  desenhos individuais, para criação de estória sobre as imagens  (desenhos), à  pintura e construção dos objetos em grupo.  
Brincamos!

Sobre a mostra  "Brincando de Verdade":

 “Na mostra Paulo Mendes Faria apresenta na Galeria do Memorial da Cultura trabalhos recentes confeccionados com materiais diversos.
"As pequenas irregularidades de corte, a indisciplina das aparas, a organicidade das superfícies texturadas, a consciência de que essa obra - tão bem estruturada - não vai durar, lhe conferem encanto e interesse. Nosso interesse nasce do inesperado, do contraditório, do jogo ambíguo contido dentro de limites tão precisos", analisa o crítico Olívio Tavares de Araujo.”
                          http://www.progresso.com.br/caderno-b/brincando-de-verdade-com-paulo-mendes-faria

 
Na oficina tínhamos que fazer 4 desenhos  rápidos, depois escolher um e escrever algo sobre ele, o desenho deveria ser colocado sobre  uma mesa juntamente como o desenho dos outros participantes da oficina. Cada um escolheria um desenho de outra pessoa e também deveríamos  escrever sobre ele. A partir daí desenrola-se toda a  oficina.
     
         O meu foi este:

        
                            Obs:  Era a lápis, mas não resisti e dei uma mexidinha para postar.

    O  que eu escrevi sobre  o meu desenho  foi ...
Menina de Olhar Borboleta
                                                                           CRISTINE WECK
 Menina de olhar borboleta, que viaja pelos ares a procura da flor.
Flor da cor do encanto,
De perfume que embriaga,
Do doce néctar que alimenta...
Os sonhos.
Embalada pela brisa, dança no assobio do vento.
Encantos da Natureza!
          

Algumas imagens da oficina.



 

 

 


              A exposição de Paulo Mendes...


                              Paulo Mendes Farias

     E...   olha o nosso trabalho ai!  Ele colocou o trabalho de cada grupo da oficina ministrada por ele.
   
             

Um comentário:

  1. Muito bom o desenho e o texto! E que bagunça que fizeram hein eheheh. Legal aquele "quadro" com várias coisas mescladas, o resultado final lembrou o estilo dos desenhos de grafite, pelo fato de estar bem colorido e com rostos e "coisas" emergindo umas das outras.

    ResponderExcluir