domingo, 19 de julho de 2015

O ARQUÉTIPO FLOR DE LÓTUS

     
Cris.Weck - Logo - Flor  de Lótus- 2015
     Como  massoterapeuta,  comecei  a pensar em fazer o meu cartão de visita, e o meu  folder  para divulgar meu  trabalho. Como  seria  o meu  cartão  de visita, que  símbolo eu usaria, se o  da MASSOTERAPIA ou outro??
 Lembrei da Flor  de Lótus.
     Escolhi  a Flor  de Lótus. Vai ser o  símbolo da  minha nova  empreitada, aí fui buscar o  significado  ou  o que  ela representa.  Bom  escolhi  certo.

           "A flor de Lótus representa a evolução do  ser humano. A  superação dos  obstáculos em busca da consciência plena, alcançando a iluminação.  O  desabrochar  do  espírito. Isto  porque ela  nasce  no lodo, na lama, na densa escuridão.  Depois   seu  caule precisa ultrapassar toda a camada de água para chegar a superfície e receber a luz e  a energia do sol, para  assim desabrocharem as pétalas, transformando  a  pequena   semente  em uma linda  e perfeita  flor.  Por  conta  disto  a flor de Lótus representa o  arquétipo do  desenvolvimento  do  ser humano,  de todo o  seu potencial em  vencer os obstáculos  da vida para florescer e abrir sua  consciência em mil pétalas, manifestando toda sua  essência na maravilhosa simplicidade de apenas  SER."¹
                                              
Cris.Weck - Arte Digital -  Cartão Flor  de Lotus - 2015


      Na cultura indiana, a flor de Lótus simboliza expansão espiritual do sagrado, do puro.
       “Assim, a lenda budista nos relata que Siddhartha, que mais tarde se tornaria o     Buda, ao tocar o solo e dar seus primeiros sete passos, sete flores de Lótus cresceram. Cada passo tornou-se um ato da expansão espiritual. Os Budas, em meditação, são representados sentados sobre Flores de Lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação está simbolizada pelas flores de Lótus completamente abertas, cujos centros e pétalas suportam imagens, atributos ou mantra. Os centros da consciência no corpo humano (chakras) estão simbolicamente representados como flores de Lótus, cujas cores correspondem ao caráter individual, enquanto o número das pétalas correspondem às qualidades. O significado original deste simbolismo pode ser visto pela semelhança seguinte: tal como a flor do Lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido na superfície, deixando imaculada de ambos terra e água, que a nutriram. Do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência iluminada, a incomparável joia na flor de Lótus. Apesar de suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz. A flor de Lótus é a síntese viva do mais profundo e do mais elevado, da escuridão e da luz, do material e do imaterial, das limitações da individualidade e da universalidade ilimitada”²  


Cris.Weck  -  arte digital - Flor  de Lótus - 2015

         Ai fui  brincando  com  as imagens  e refiz um  dos  símbolos  da Massoterapia,  um  outro  modelo de  Logo,  este  fiz para minha  amiga.


Cris. Weck -  Arte  Digital - 2015

Cris.Weck -  Arte  Digital - 2015


Referências
           1.  (http://horadepoder.blogspot.com.br/2009/07/flor-de-lotus-representa-evolucao-do.html)

              2. (Andrade,  Simone Moura Andrioli de Castro.  Autoconhecimento e Pedagogia simbólica Junguiana:Uma                      Trilha Interdisciplinar Transformadora na  Educação.  SP 2010)                                                 

     http://www.pucsp.br/gepi/downloads/RESUMO_DISSERTACOES/DISSERTACOES_COMPLETAS/SIMONE_ANDRADE.pdf