ARTE - CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VIDEO EM ANIMAÇÃO DIGITAL - DE GOTA EM GOTA...
ATENÇÃO: “Uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, pode desperdiçar em um dia 46 litros d´água. Em um ano, esse desperdício chega a 16.500 litros.”
Um cursinho ali, e pesquisas sobre o assunto, vou fazendo minhas experiências.
Neste videozinho, utilizei os programas: PAINT, para o desenho, na criação dos QUADROS e o MOVIE MAKER para dar o movimento – transformar em “filme” (Olha a minha pretensão!).
Alguns conceitos:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. (...)
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. (...)”
ANIMAÇÃO DIGITAL: é a arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um subcampo da computação gráfica e da animação.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA: A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral.
Em computação gráfica, a animação trata principalmente de controlar o movimento dos modelos computacionais e da câmera. É um tipo de ilusão de ótica e que envolve o aparecimento do movimento causado pela exibição de imagens estáticas, um após o outro. Muitas vezes, a animação é utilizada para fins de entretenimento. Além de sua utilização para o entretenimento, a animação é considerada uma forma de arte e é apresentada e celebrada em festivais de cinema em todo o mundo. Também utilizada para fins educacionais, a animação tem um lugar na educação e nas aplicações de instrução igualmente.
•
Imagem: Uma pintura bidimensional, podendo ser um desenho ou uma fotografia, também pode ser capturada através do olho humano.
• Pixel: Contido em imagens digitais, o pixel é a menor parte de uma imagem, geralmente são representados em forma de quadrados ou círculos.
Toda a computação gráfica é baseada em pixels que são pontos que fazem com que a imagem seja sintetizada visualmente em um monitor. Seja em 3D por modelagem tridimensional ou 2D, o profissional em computação gráfica trabalha direta ou indiretamente com pixels e suas compressões. Isso porque todo o nosso formato de vídeo, tanto monitores, televisores, celulares, cinema ou qualquer tipo de emissor de imagens atualmente são interligados por uma série de algoritmos e ferramentas padrões de construção e edição de imagens.